segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cartaz e Programa

Cartaz actualizado e corrigido. Carregar na imagem para ampliar.

A 3ª Mostra de Cultura Fílmica terá lugar no "Pátio Bar", junto ao Mercado Municipal de Faro. O início está marcado para as 21.00 horas de dia 2 de Junho. A entrada é livre.

O Prof. Vítor Reia-Baptista fará a introdução a um debate que tem por objectivo juntar à mesa os realizadores das curtas metragens anunciadas e Eduardo Pinto, responsável na área de "conteúdos e talentos" da Algarve Film Comission.

A noite seguirá com a exibição das curtas metragens - todas as exibições serão precedidas de uma breve introdução feita pelo respectivo realizador.

Para encerrar a Mostra, será aberto o debate ao público. Haverá espaço para colocar algumas questões a todos os convidados presentes.

Vasco Lobo (co-organizador da 2ª e 3ª Mostra) fará, em jeito de conclusão, uma comunicação final.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

"O Homem da Terra"


SINOPSE Jorge tem vivido no fundo do oceano por uma jura de amor vitalícia à Estrela-do-mar. Passados 100 anos decide emergir do mar e regressar à Terra para reviver alguns prazeres terrenos e encerrar um capítulo vital na sua vida fabulosa.

Sinopse por Nuno Fernandes e António Guerreiro.


A curta metragem de 2010 "O Homem da Terra", de Nuno Fernandes e António Guerreiro, foi filmada em Faro e contou com o apoio à produção do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (ESEC) e da Sociedade Recreativa Artística Farense.  

Joel Palma colaborou na edição e o design gráfico ficou a cargo de Filipe Farinha.  A personagem Jorge é interpretada por Ricardo Mendonça.  "O Homem da Terra" contou também com o apoio do Laboratório de Artes e Média do Algarve (LAMA).

Curta metragem de 10 minutos a ser exibida no dia 2 de Junho no "Pátio Bar" (junto ao Mercado Municipal de Faro).

quinta-feira, 5 de maio de 2011

"Battle Game"

Fotograma de "Battle Game"


SINOPSE Este vídeo é uma abordagem aos temas da guerra e dos conflitos e jogos políticos entre as diferentes sociedades. Um cenário ecléctico mistura imagens de um tabuleiro de xadrez, de cenas de guerra, de cidades construídas de peças electrónicas e discursos de George W. Bush, Neil Amstrong e sons de notícias americanas. Assim, a racionalidade de um jogo e o caos de uma guerra confundem-se, transformando as regras em algo aleatório.

Sinopse por Mariana Madeira.

Curta metragem de 5 minutos rodada na cidade de Faro durante o ano de 2010. A autora é Mariana Madeira, formada em Artes Visuais pela Universidade do Algarve.


Dia 2 de Junho no "Pátio Bar".

quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Snail Trails"

Fotograma retirado de "Snail Trails"

SINOPSE Dois refugiados mongóis (pai e filho) tentam atravessar a fronteira entre a Ucrânia e a Eslováquia, mas são traídos pelos russos que os transportam. Agora o que mais importa não é a chegada à União Europeia mas sim sobreviver.

Sinopse por Miguel Palhinha

Depois de um ano a estudar cinema em Praga (onde realizou algumas curtas metragens), o Farense Miguel Palhinha volta a Portugal para exibir o seu último trabalho - "Snail Trails".

Esta curta metragem de 7 minutos abrirá a exibição de dia 2 de Junho no "Pátio Bar".

O horário, o programa e o cartaz desta 3ª Mostra organizada pelos alunos da disciplina de Cultura Fílmica da Universidade do Algarve, serão divulgados brevemente.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Nihil Durare Potest Tempore Perpetuo" (corrigido)


SINOPSE O trabalho intitulado “nihil durare potest tempore perpetuo” resulta de uma performance (registada em imagem em movimento) onde o artista utiliza o próprio corpo na construção de uma muralha feita em tijolos. Assim, o artista desenvolve uma estratégia que consiste em emparedar-se, de forma progressiva, construindo quatro paredes, tijolo a tijolo, em seu redor até o seu corpo desaparecer completamente. Se no princípio temos um corpo em cima de um conjunto ordenado de tijolos, no final temos um corpo ocultado por uma parede reordenada com os mesmos tijolos.

Sinopse por Gustavo Jesus.


"Nihil Durare Potest Tempore Perpetuo" é uma curta metragem de 6 minutos realizada durante o presente ano por Gustavo Jesus, artista plástico de Estoi (Faro) formado em Artes Visuais pela Universidade do Algarve. 

A sua estreia será no "Pátio Bar", dia 2 de Junho, no âmbito da 3ª Mostra de Cultura Fílmica.